Cidades Invisíveis - Ítalo Calvino
Written by Volponi on 15/3/2004 – 14:06 -Uma viagem por cidades imaginárias. Uma coleção de poesias em prosa. Um diálogo fantástico entre dois grandes nomes da Idade Média. Calvino consegue fazer de tudo isso (ou por tudo isso) um livro sutil e instigante.
O argumento é bárbaro: o comerciante genovês Marco Polo encontra-se com o imperador mongol Kublai Khan, neto do grande Gengis, na capital do império, durante o século XIII. O imperador não pode sair da capital e, para satisfazer sua curiosidade, Marco Polo descreve a ele as cidades e os lugares por onde passou.
Narrações curtas, poéticas, carregadas de imaginação. E com um detalhe, todas com nomes de mulher. O livro descreve 50 delas, divididas em vários tipos: as cidades e a memória, as cidades delgadas, as cidades e as trocas, as cidades e os mortos, as cidades e o céu.
Entre essas descrições, aparecem os diálogos entre o genovês e o mongol. E estes diálogos são chaves para discussões literárias e filosóficas sobre o que é narrado e o que é apreendido; sobre a cidade para seus habitantes e para o visitante; sobre o tempo e as cidades; sobre imaginação e realidade; e muito mais.
Mas as grandes pérolas são as cidades. Calvino consegue criar descrições de cidades fantásticas, que nos colocam sempre a pensar e a imaginar nossa relação com os ambientes ao redor. Cidades que são espelhadas, metrópoles inconscientes de sua história, povoados formados apenas por tubos hidráulicos. Em cada uma, uma sugestão. Em cada uma, uma imagem. Em cada uma, uma poesia.
Calvino consegue deixar claro que, mesmo invisíveis, essas cidades coexistem na história, na memória e, principalmente, na imaginação de cada um.
Posted in PIMBA Corp, Resenhas |
Dezembro 14th, 2005 at 14:09
Oi
Vou fazer uma prova no CEFET de Ouro Preto e preciso muito do livro Infância/Graciliano Ramos,mas não faço a minima ideia de como conseguir,pois,na minha cidade não existe nem uma Biblioteca decente nem uma livraria.Estava na internet procurando pelo menos algum resumo e achei seu blog i vc até falou sobri o livro,mas eu precisava de mais algumas informções para fazer a prova!
Obrigada,espero que possa me ajudar!
Dezembro 14th, 2005 at 14:11
Eu moro em uma cidade muito pequena (Alvinópolis-Mg),não sei se vc conhece,provavelmente não.
Por isso preciso muito da sua ajuda!