Introdução a Sistemas de Banco de Dados

Introdução a Sistemas de Banco de Dados – C.J. Date

C.J. Date é, ao lado de E.F. Codd, um dos maiores gurus de banco de dados relacional. Juntos, eles foram os responsáveis por inventar esse tipo de sistema, ainda na década de 70, e estudar profundamente seus conceitos, para formar uma estrutura matematicamente embasada.

Este livro explica o que é um DB relacional e todas as suas características. É um livro de teoria, voltado para estudantes de ciências da computação (aparentemente) em que os exemplos são dados em pseudo-código, e a linguagem SQL é colocada em oitavo plano. Na verdade, o autor argumenta, em vários momentos, que o sistema relacional nunca foi 100% implantado por nenhum SGDB (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados). Há muitas lacunas nas implantações comerciais, o que acarretam problemas conceituais e de desempenho.

Para chegar até esse ponto, o livro explica o que é um banco de dados e detalha a diferença entre os principais tipos de DB. Também vai, passo a passo, introduzindo o leitor na terminologia da matemática relacional, com suas relações, tuplas, domínios e predicados. O livro inclui capítulos sobre cálculo e álgebra relacional, algoritmos de operações sobre dados, visões, otimização, gerenciamento de concorrência, restrições, normalização, lógica trivalorada, segurança, criptografia, DBs orientados a objetos, e muito mais, em quase 700 páginas recheadas de referências bibliográficas e exercícios em cada capítulo. No fim, ainda há espaço para apêndices sobre SQL (SQL/92 e SQL3).

É uma referência de peso, feito para quem acha importante conhecer conceitos e descobrir que houve, sim, muita discussão lógica na hora de inventar algo que deu suporte e revolucionou o mundo da computação.

3 comentários sobre “Introdução a Sistemas de Banco de Dados

  1. Vc tem esse livro Introdução a Sistemas de Banco de Dados – C.J. Date????
    vc vende???
    Desculpa, mas não acho ele em lugar nenhum!!!

  2. olha cara gostei do q vc falow do livro vc naum tem pra vender ou fala um site q tem ele pra download????

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>